Home

Perfil de Servos do Senhor e obra
ALESSANDRA SAMADELLO

Nascida dia 20/04/1971 na cidade de Santo André, São Paulo, e vinda de uma família de descendentes italianos, Alessandra Samadello vem se destacando como uma das maiores intérpretes do cenário gospel nacional, ao longo de 17 anos de carreira e cerca de 1 milhão de cópias vendidas.

Dona de um carisma nato, de uma voz privilegiada e de um estilo único, que alia grande carga emocional e interpretativa, Alessandra conquistou o respeito da comunidade cristã Brasil afora, tendo se tornado líder de audiência na grande maioria das emissoras evangélicas por onde tem se apresentado.

Seu estilo não pode ser limitado a um gênero específico de música, podendo ser vista interpretando desde música lírica a estilos mais ritmados e tipicamente brasileiros. Suas canções são marcadas de profundo significado cristão e discorrem sobre diversos temas, dentre eles experiências pessoais cristãs, adoração, gratidão e sobre a vida, ministério, morte e segunda vinda de Jesus.

Alessandra atualmente se congrega na Igreja Adventista Nova Semente, em São Paulo, é casada com o músico e maestro Ariney Oliveira e é a mãe (corujíssima, por sinal) de Isadora (10 anos) e Enrico (4 anos).

Os primeiros contatos com a música
A música era presença constante na casa dos Samadellos. Lá se ouvia de tudo um pouco: música popular, internacional, clássica e regional. Os constantes contatos com essa multiplicidades de estilos marcariam profundamente a vida da pequena Alessandra, fazendo com que ela carregasse consigo esse gosto musical eclético e refletisse essa versatilidade em seus trabalhos quando adulta. Desde tenra idade, Alessandra se envolvia nas rodinhas familiares de música sob influência de seu pai José Samadello. Acompanhada pelo violão do pai, a pequena Alessandra adorava cantar, passando horas na sala cantando e gravando sua voz, recebendo do pai as primeiras instruções sobre como cantar. Sempre ligada à música, Alessandra passou mais tarde, depois que a família se tornou cristã, a aplicar tudo aquilo que havia aprendido em casa nas igrejas onde freqüentava. E os momentos de louvor eram sempre prazerosos porque se passavam em família: o pai tocava e Alessandra, a mãe (Guiomar) e as duas irmãs (Andrea Cristina e Ana Raquel) cantavam.

A entrada no Grupo Prisma
Por ocasião de seu internato no colégio interno IASP (atual UNASP, em Hortolândia), Alessandra ingressa no Grupo Prisma Brasil em 1987. Na época em que ela entrou, o grupo já estava na fase final de gravação do CD "Milagres Não Se Explicam", quando Alessandra recebe um voto de confiança de Eli Prates e é convidada a participar do solo de uma música deste mesmo CD ("Sê Feliz"). A partir de então, Alessandra participa de toda a agenda de shows e de todos os CDs decorrentes do grupo até o ano de 1990. Neste mesmo ano, Alessandra sai do grupo e conhece o maestro e regente Ariney Oliveira, hoje seu atual marido, e o casal passa a trabalhar em prol de um ministério próprio a partir de 1991, ano em que Alessandra começa definitivamente sua carreira solo.

A gravação dos primeiros CDs e a estadia nos Estados Unidos Em 1992
Alessandra grava seu primeiro CD solo intitulado Braços Abertos pela ABBO Vídeo e Criação Musical. Produzido nos Estados Unidos, assim como a grande maioria dos CDs posteriores da cantora, o álbum segue um estilo "a la Sandi Patty", com vocal lírico e orquestração instrumental. A maioria das composições e todos os arranjos são de autoria de Ariney Oliveira e o álbum, embora seja o primeiro, é considerado um dos mais apreciados e mais complexos já produzidos pelo casal, já que Ariney e Alessandra brindam o público com um trabalho de elevado nível e qualidade tanto técnica como instrumental.

No final deste mesmo ano, Alessandra se casa com Ariney e o casal decide ir morar nos Estados Unidos por ocasião dos estudos do Ariney, que havia sido aceito no programa de Mestrado em Regência Coral pela Universidade de Indiana. Não resistindo ao clima universitário vivido pelo marido, Alessandra decide então se matricular na mesma Universidade e começa a cursar o Bacharelado em Canto Lírico, a fim de aperfeiçoar sua técnica e extensão vocal. É nessa "fase universitária" do casal que nasce o álbum Em Nome do Amor, lançado em 1994.

O álbum segue o mesmo estilo de Braços Abertos com a diferença de ser um trabalho mais refinado e maduro em virtude de um aprendizado e estudo maiores por parte do casal. Terminados os estudos do Ariney (este era o objetivo principal da estadia nos Estados Unidos), o casal volta para o Brasil e Alessandra não chega a concluir os estudos devido ao esgotamento de recursos do casal. Sobre a essa estadia americana, Alessandra declarou que "curtiu muito aquela fase universitária e que os estudos lhe foram sem dúvida de grande valia até hoje".


De 1995 a 2000 Em 1995
o casal retorna aos Estados Unidos para a gravação de mais um álbum, intitulado de CD Sem Compromisso. Deixando um pouco de lado os arranjos majestosos "a la Sandi Patty", o casal opta agora por arranjos e composições mais românticas e meditativas, porém com a mesma qualidade impecável dos outros álbuns. Despreocupando-se em corresponder a quaisquer expectativas por parte do público, Alessandra se propõe agora a oferecer o seu louvor mais íntimo e expressar profundamente gratidão a Deus por todas as bênçãos recebidas ao longo destes 4 anos de ministério. Um álbum realmente perfeito para se meditar e se emocionar. Em 1996 chega ao público o álbum O Amor é a Resposta, indubitavelmente o CD mais marcante e ousado já produzido pelo casal. Neste álbum observa-se o rompimento com o estilo clássico adotado até então e uma aposta agora em estilos mais contemporâneos e ritmados, onde Alessandra tem a oportunidade de mostrar para o público sua ecleticidade musical nata e provar que é possível trabalhar com vários estilos diferentes, desde que se faça algo bem feito. E Alessandra se sai muito bem nesse tarefa. O álbum foi também de grande impacto no ministério do casal e projetou bastante Alessandra para as comunidades cristãs não adventistas do Brasil. Muitas portas foram abertas e muitos foram os convites que surgiram para apresentações em diversas emissoras de rádio e televisão, seculares e cristãs. Foi nesta ocasião que surgiu o convite por parte do SBT de Alessandra se apresentar no programa "Domingo Legal" do Gugu, líder de audiência na época.

Um grande marco na carreira da cantora. Depois de uma intensa agenda de apresentações no Brasil e no exterior e uma pausa para a maternidade (o nascimento de Isadora), chega ao público o álbum Meu Mundo Não É Aqui, lançado em 1998. O CD é composto por canções mais meditativas e relaxantes, por 2 composições instrumentais e contém também pinceladas da fase lírica da cantora com as músicas "Os que Esperam no Senhor" e "Grande Amor". Um álbum realmente mais tranqüilo e que veio a agradar em cheio o público mais conservador. Em 1999, Alessandra e Ariney têm a idéia de gravar um álbum com canções tradicionais já conhecidas pela igreja, porém com uma nova e belíssima roupagem instrumental. Nasce assim o CD Uma Voz, Um Piano, Uma Canção, considerado pelo público como um dos melhores do gênero já lançados no mercado gospel nacional. Como o título surgere, as canções são todas tocadas ao piano e são acompanhadas pela bela e marcante interpretação de Alessandra. É realmente um CD formidável e agrada o gosto tanto de um público mais conservador como o de um público mais moderno e exigente.

Em 2000, Alessandra e Ariney dão início ao ministério internacional propriamente dito e lançam o álbum Amor es la Respuesta, versão em espanhol do álbum O Amor é a Resposta. São muitas as viagens rumo à América Latina e Europa e muitos foram os caminhos abertos para testemunhar do amor de Deus para os corações de fala hispânica. O CD foi mixado no Chile e foi muito bem recebido pela comunidade cristã hipanofalante. Sem se despreocupar com o público nacional, Alessandra também lança neste mesmo ano o álbum Cartas De Amor. Não se trata de um álbum cantado, mas de um álbum onde Alessandra seleciona muito bem e narra as mais lindas passagens bíblicas de fé e esperança, acompanhada de um calmo fundo instrumental. O álbum é considerado como um dos melhores do gênero no mercado gospel nacional e é praticamente impossível deixar de ouvi-lo ser ter se emocionado e se sentido tocado por tão belas.


De 2001 a atualidade

No ano de 2001 chega ao público o álbum Semente, considerado pelo público um dos mais queridos já lançados pelo casal. O álbum conta com a produção de Ariney Oliveira e Cliff Downs e possui belíssimos e bem produzidos arranjos, sendo os arranjos comparados como sendo de mesmo nível com o de grandes estrelas da música mundial, tais como Celine Dion e Barbra Streisand.

O álbum também conta com composições escritas em homenagem aos pais de Alessandra, sendo a música "As Marcas Que Eu Não Via", composta em homenagem ao pai, considerada umas das mais belas e difíceis de interpretar já gravadas pela Alessandra em estilo contemporâneo, não deixando nada a desejar às grandes cantoras do cenário mundial secular e gospel.

Sensibilizada e apaixonada pela experiência da maternidade, Alessandra decide lançar em 2002 um trabalho voltado para o público infantil intitulado "Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello – Volume 1" .O projeto original prevê uma série de vários CDs e DVDs equivalentes aos CDs, onde seriam abordados os vários episódios vividos pelos principais personagens bíblicos, assim como aparecem na seqüência bíblica velho-novo testamento.

A temática abordada neste primeiro CD da série é "Do Éden a Isaque" e as músicas foram compostas em linguagem mais simples e acessível, com o objetivo de ensinar e valorizar importantes lições bíblicas educativas, tais como bons hábitos, fé, obediência e confiança em um Deus amigo e próximo das crianças. A recepção do público, tanto infantil como adulto, foi muito boa, o que motivou o casal a dar continuidade à série e lançar posteriormente o DVD equivalente a ao 1º CD da série.

Em 2003 chega ao público o álbum Minha Vida, também presente em versão inglesa sob o título My Refuge. Semelhante ao álbum O Amor é a Resposta, o CD reflete a versatilidade e competência musical da cantora e é possível ouvir desde músicas com arranjos mais lentos e românticos, como "Quem Me Ouvirá", até músicas mais ritmadas e com arranjos tipicamente brasileiros, como "Glory To The Lamb".

O Cd também abriu muitas portas e trouxe muita projeção para Alessandra no cenário gospel nacional e internacional, sendo muitos os convites para apresentações por várias regiões do Brasil, Estados Unidos e Canadá. Com este trabalho, Alessandra consegue o feito de ficar por várias semanas como música mais pedida nas rádios de várias capitais do Brasil, dentre elas Curitiba, Vitória, Porto Alegre e Fortaleza.

Depois de 2 anos sem gravar, Alessandra chega ao ano de 2005 com a corda toda. Ela lança o segundo volume em CD da série "Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello", agora com a temática "De Sodoma e Gomorra aos 10 Mandamentos", e o DVD equivalente ao 1º CD da série ("Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello – Volume 1"). Com este último trabalho, Alessandra foi agraciada pela comunidade cristã nacional, no ano seguinte, com o prêmio "Troféu Talento" pelo melhor DVD cristão infantil de 2005, desbancando grandes nome da música gospel nacional que também concorriam ao prêmio.

E as surpresas não param por aí. Ainda neste ano, Alessandra é convidada a cantar num grande evento de moda paulista e no Programa da Hebe, ocasiões onde interpretou lindamente o "Hino Nacional" e um trecho de "Aquarela do Brasil" em um arranjo exclusivo. Pra encerrar o ano com chave de ouro, Alessandra se apresenta no Tom Brasil, uma das maiores casa de shows de São Paulo, acompanhada por uma banda com os melhores músicos do cenário nacional e interpretando músicas como "Noite Feliz", "Have Yourself A Merry Christmas", "Gente Humilde", além de músicas de seu próprio repertório.

Durante os anos de 2005 e 2006, Alessandra acompanha o Pastor Alejandro Bullón no programa evangelístico "Caravana do Poder" em São Paulo, ocasião onde escreve com o marido a maioria das canções que iriam compor o CD Nasce em Mim, lançado no final de 2007, e que eram cantadas nos momentos de louvor antes da pregação do Pastor Bullón.

O CD Nasce em Mim nasce de um pedido antigo de um público mais tradicional para que se criasse um álbum que pudesse envolver toda a congregação e que pudesse ser usado nos momentos de louvor e adoração durante os cultos e programas evangelísticos. As músicas são mais simples, a linguagem direta e foca mais na melodia e harmonia do grupo vocal. Um trabalho realmente diferente de tudo já feito pela cantora até o momento, mas muito espiritual e cheio de unção.

Para os anos de 2008 e 2009, a cantora declarou em entrevista que estão a caminho:
- Um novo CD para o público adulto, onde a cantora o descreve como sendo "algo novo, romântico, enorme, emocionante, diferente e inspirador";
- O Volume 2 do DVD Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello;
- O lançamento em DVD único dos 3 títulos presentes em VHS (Braços Abertos, Em Nome Do Amor e Hoje é o Tempo)
- O lançamento de um DVD inédito para o público adulto, com temática ainda não divulgada.

Prêmios e reconhecimentos importantes
- Angel Award, realizado na Califórnia (por melhos vídeo de clips para a família - referente ao vídeo "Hoje é o Tempo") - 1998 - Troféu Talento - pelo DVD "Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello - vol. 1" - 2006

Programas de televisão -
Programa "Domingo Legal" de Gugu Liberato em 1996 - Programa "Hebe" de Hebe Camargo em 2005 - Programas da Globo, SBT, Bandeirantes, Record e outras TVs regionais.

CD
* Braços Abertos (1992) * Em Nome Do Amor (1994) * CD Sem Compromisso (1995) * O Amor é a Resposta (1996) * Alessandra Samadello - 5 Anos (1997) * Meu Mundo Não É Aqui (1998) * Uma Voz, Um Piano, Uma Canção (1999) * Cartas De Amor (2000) * Amor Es La Respuesta (2000) * O Melhor de Alessandra Samadello (2001) * Semente (2001) * Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello - Vol. 1 (2002) * My Refuge (2003) * Minha Vida (2003) * Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello - Vol. 2 (2005) * Nasce em Mim (2007) * As Mais Lindas Músicas de Sua Carreira - Vol. 1 (2008) * As Mais Lindas Músicas de Sua Carreira - Vol. 2 (2008) [editar] DVD * Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello - vol. 1 (2006)

fonte: wikipédia pt

 
Copyright © CadêCristo. Todos os direitos reservados.